Translate

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Uma viagem a Redondel




Na mesma semana em que chegavam ao Rio de Janeiro os atletas que participariam dos Jogos Pan-Americanos de 2007, iniciava minha viagem imaginária à pequena Redondel. Levando na bagagem apenas papel e lápis, passei a conviver com animais de todas as espécies e hábitos pouco corriqueiros. Pois não é que o mundo parecia estar virando de cabeça para baixo naquele cantinho esquecido do mundo! Agora cabia a mim a desafiadora missão de transformar aquilo tudo em imagens. Aceitei, empolgado, o desafio. Daí por diante entreguei-me de corpo e alma a riscar e rabiscar figuras incríveis de carne, osso, pelos e penas, muitas penas! Foram dias de exaustivas pesquisas para conseguir retratar com a maior fidelidade possível o mundo fabuloso criado por Roberto Albarros.

Ilustrar o livro escrito por outra pessoa é uma tarefa que exige conhecimento não só da obra em si como também daquele que a gerou. É necessário criar uma empatia entre escritor e ilustrador. Neste caso específico a empatia foi tão imediata que cheguei a sentir que o livro também era meu. Esse casamento perfeito influenciou sobremaneira o resultado final.

Minha jornada terminou exatamente no dia do encerramento dos Jogos Pan-Americanos. Quando atletas de vários pontos das Américas retornavam para casa, deixei Redondel e voltei ao mundo real. Tal como grande parte deles voltei condecorado pela experiência. E é essa experiência que compartilho com você, leitor, na terceira edição de "A Incrível história da cidade dos pergaminhos perdidos."

O livro A incrível história da cidade dos pergaminhos perdidos, de Roberto Albarros, será lançado pela Editora Macro no início de setembro de 2007. Fique de olho!

Nenhum comentário: