Translate

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Naná descobre o céu


“Naná descobre o céu” é um dos livros da coleção “História Literária para Crianças”, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurélius Pimenta. Composta de mais quatro livros, estrelados por Nuno, Neno, Nonô e Nina, a coleção tem a finalidade de apresentar temas relevantes da história do Brasil, utilizando-se de crianças que, apesar de terem vivido em épocas diferentes, têm os mesmos desejos de seus leitores mirins.

A história de Naná começa no sul do Brasil, onde a dupla de autores estava andando perto das ruínas de uma igreja e avistaram um muro de barro com cerca de dois metros de altura por quatro de comprimento que parecia ser muito velho. Logo eles transformam o muro histórico em um gol e começam praticar chutes, revezando quem chuta e quem agarra. Uma bolada muito forte derruba o muro. Quando a poeira abaixa, eles descobrem que dentro do muro havia uma sacola cheia de papéis e nesses papéis estava escrita a história de Naná, uma indiazinha guarani que viveu no século XVII.

O tema central do livro é o choque de culturas entre os brancos e os índios da região. Com a chegada do padre Inácio, jesuíta que tem o papel de converter os indígenas ao cristianismo, a dupla de indiozinhos Naná e Tatá acaba sendo separada. Padre Inácio impõe sua crença e nega completamente a dos índios, isso provoca uma revolução na aldeia que fica dividida pelo tal muro do início da história. Naná fica de um lado, na defesa das crenças de seu povo, enquanto Tatá fica do lado dos jesuítas porque acredita ter ouvido Jesus falar com ele. O que aconteceu, na realidade, foi uma das muitas brincadeiras da indiazinha. Os dois lados se unem novamente para defender os índios que estão sendo caçados para servirem de escravos na nova colônia portuguesa. Naná e Tatá reatam a velha amizade e realizam uma artimanha decisiva para a libertação do seu povo.

A grande qualidade do texto, aliada à produção gráfica impecável e às belas ilustrações de Roger Mello despertam o interesse não só dos pequenos como também de adultos como eu, por exemplo, que adoro histórias bem contadas e muito bem humoradas.
Este resumo foi publicado no site Shvoong Site mundial de resumos por JohnLendo que, também não por mera coincidência, sou eu mesmo.

Nenhum comentário: