Translate

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Nuno descobre o Brasil


“Nuno descobre o Brasil” é o primeiro livro da coleção “História Literária para Crianças”, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurélius Pimenta. Composta de mais quatro livros, estrelados por Naná, Neno, Nonô e Nina, a coleção tem a finalidade de apresentar temas relevantes da história do Brasil, utilizando-se de crianças que, apesar de terem vivido em épocas diferentes, têm os mesmos desejos de seus leitores mirins.

A história de Nuno começa em Porto Seguro, na Bahia, onde a dupla de autores passa as férias e decide jogar uma pelada. Ao procurar objetos para fazer os gols, eles encontram um garrafão na beira do mar. Dentro dele descobrem papéis muito antigos. Nesses papéis está escrito a autobiografia de Nuno, um garoto que serviu como grumete na esquadra de Pedro Álvares Cabral. O menino inicia a narrativa apresentando seus pais, Adão de Oliveira e Eva Pereira os quais, não por mera coincidência, descendem de Adão e Eva, aqueles mesmos que foram expulsos do paraíso. Por outra coincidência proposital ele mora em Paraíso do Sul, uma aldeota à beira-mar, em Portugal. Numa das muitas travessuras Nuno acaba revelando a todos os fiéis da igreja local os planos de Amaro para roubar um navio carregado de pedras preciosas, vê-se obrigado a fugir da vingança do malfeitor e acaba chegando em Lisboa, em 7 de março de 1500. Junto com Rolha e outros meninos órfãos como eles, alistam-se para servir como grumetes na esquadra de Cabral que irá partir no dia seguinte com destino às Índias.

Já a bordo, descobre que Amaro é o contramestre da nau de Cabral. Para sua infelicidade, passa maus bocados nas mãos dele, mas também lhe apronta terríveis peças. Cansado dos maus tratos e das sucessivas vinganças das vinganças e das desforras das vinganças os dois meninos usam uma artimanha e fazem com que a nau capitânia tome outro rumo, levando toda a frota para o destino que desejavam. Assim, em 22 de abril de 1500 acabam chegando a uma terra desconhecida que, em princípio pensavam fosse uma ilha. Terminam ficando naquela terra paradisíaca enquanto a esquadra completa sua viagem para o oriente.

A grande qualidade do texto, aliada à produção gráfica impecável e às belas ilustrações de Roger Mello despertam o interesse não só dos pequenos como também de adultos como eu, por exemplo, que adoro histórias bem contadas e muito bem humoradas.

Este resumo foi publicado no site Shvoong Site mundial de resumos por JohnLendo que, também não por mera coincidência, sou eu mesmo.

Nenhum comentário: